É uma condição ocular comum que caracteriza dificuldade de enxergar para longe. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é estimado que no ano de 2050 aproximadamente 50% da população mundial apresentará miopia.
Os principais sintomas são vista cansada, dor de cabeça, forçar para enxergar e dificuldade para ver objetos de longe. As crianças podem não se queixar desses sintomas de forma clara, sendo muito importante a consulta oftalmológica de rotina para identificar tais anormalidades.
A miopia geralmente se desenvolve no período da infância e principalmente na adolescência.
Os fatores de risco para desenvolvimento de miopia são: genética familiar e hábitos de fazer atividades por horas em ambiente fechado sem a presença de luz natural (ex: ficar no quarto fechado em frente as telas do tablet).
Mas, além do uso de óculos, corro algum risco por ter miopia?
Sim! Pacientes míopes apresentam risco aumentado de descolamento de retina, glaucoma e catarata mais precoce.
Existe alguma prevenção que eu possa fazer?
Sim! Um grande passo para prevenir ou retardar a progressão da miopia é estimular a criança a realizar mais atividades ao ar livre sob a luz natural. Existem outras alternativas eficazes como: colírios de Atropina em baixas doses, lentes de óculos especiais para controle de miopia, ortocetatologia e lente de contato especial.
Muitas vezes mais de um tratamento é instituído para cada paciente, sendo de extrema importância o acompanhamento individualizado de cada um.